Nossa Jornada
Necessidades e Objetivos
Entendimento das necessidades e objetivos da empresa, o cenário que está inserida, bem como possibilidades e especificações. Através de conversas individuais com os stakeholders, diretores comerciais, gerentes comerciais e outros envolvidos no processo comercial, compreendemos demandas e possibilidades atreladas à área e os seus desafios.
Análise da Maturidade do Negócio em Dados
Entendimento do negócio quanto à maturidade das informações e dos dados que a empresa possui. Aqui é possível compreender se já há alguma familiaridade do negócio com a utilização de dados, podendo classificá-los em estruturados, não estruturados ou semiestruturados.
Imersão Estratégica
Imersão com o time comercial e os líderes de projeto, diretoria comercial e heads de venda. com foco em cocriar de forma colaborativa os ganhos requeridos e a solução a ser implementada para melhorar vendas, canais de venda, gestão do time comercial, entre outras. Essa etapa é na qual são definidas e acordadas as estratégias comerciais que serão orientadas por dados.
Preparação da Estrutura de Dados
Nessa fase são feitas as análises, melhorias e implementações da estrutura de dados existente no negócio, e necessárias para a implementação das estratégias comerciais definidas. Incluem-se nessa fase etapas como: Enterprise Data Warehouse, implementação Data Lake, Streaming (Event-Driven).
Aplicação da Ciência de Dados Estratégica
Etapa de aprofundamento e aplicação da ciência de dados à estratégia, conectando as necessidades definidas na imersão e os dados, são possíveis realizar análises descritivas (O que aconteceu?), análise diagnósticas (Por que isso aconteceu?), análise preditiva (O que acontecerá?) e análise prescritiva (O que eu devo fazer para acontecer?) ao seu processo comercial.
Aculturamento e Implementação Data-Driven
Com insights em tempo real seu time comercial e sua estratégia comercial passam a ter uma cultura toda orientada por dados, com possibilidades de crescimento e maximização de resultados.