Inovar para os outros ou para melhoria do seu negócio? Resolver problemas, ou apenas usar a inovação como uma ferramenta de marketing. Em minhas andanças em diversas empresas vejo pessoas pregando a inovação sem ter realmente um comportamento inovador, ou ainda, um espírito para tal. Muitas corporações colocam-se como inovadoras, e para estarem “up to date”, manifestam o desejo pela diversidade, atitude que muitas vezes é para “boi dormir”. Mas não tem problema. A Vida de uma organização é assim, primeiro é preciso entender e ter consciência sobre a necessidade de se adequar aos novos tempos.
Assim como cada um de nós quando quer mudar, as corporações devem permitir-se a uma quebra de “crenças”, o que geralmente não é fácil de fazer. Para isto, é necessário criar fatos positivos para que uma crença substitua a antiga. Quando a “crença” é coletiva, torna-se mais difícil de mudar. Cada indivíduo deve ser convencido. Neste movimento é necessário colaboração e respeito às visões. Construção coletiva! Porém, nem todos estão aptos a este movimento, pois o TRADE-OFF entre os resultados da operação atual e de um possível modelo que nos leve ao futuro são reais. É necessário pensarmos no hoje e no além, ou seja, nem todos devem em uma organização participar de tudo.
Bem, dito isto penso que inovação é como se estivéssemos na academia nos exercitando. Se não for processual e evolutiva não chegaremos a lugar nenhum. Métodos ajudam para isto, porém saliento que não precisa ser nada de outro Mundo!!!! Simplesmente se aplicarmos o antigo mas eficiente PDCA junto a uma rotina de resolução de problemas e oportunidades, podemos criar nosso próprio método. Para aqueles que estudaram, por exemplo, o curso de Engenharia, existem os 5 porquês, ferramenta que ajuda na análise de causa-raiz de problemas. Estes mecanismos ajudam a dar foco e ter ganhos de curto prazo, para que as pessoas acreditem. Lembro que este processo deve ser puxado pelo mercado, então conectar-se com clientes, distribuidores, vendedores e parceiros é fundamental. Entender para onde o seu segmento está apontando também gerará valor nesta trajetória.
Assim algumas dicas para quem quer iniciar um processo de inovação:
- Escolha 3 problemas que estejam impactando seu negócio
- Crie um grupo de pessoas que sentem os impactos disso ou tem experiência com processos e produtos similares
- Vá ao mercado, verifique quem esta sendo impactado. Se for perceptível ao cliente, maior será o problema;
- Estipule uma data para o problema estar resolvido;
- Crie um “Sprint” neste tempo com reuniões semanais;
- Na primeira reunião investigue o problema e através dos 5 porquês ache a causa raiz;
- Isole a causa raiz e veja quais opções de solução, se estiverem em casa, melhor…
- Se estiverem fora, vale uma procura, mas lembre-se: tente implementar algo simples para testar antes de gastar rios de dinheiro.
- Teste durante um período. A inovação pode ser em comportamento, processos ou tecnologia. Motive sua equipe!
- Depois de testado, se achas que uma solução mais robusta pode ajudar. Go ahead.
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