Google Marketing Live 2023: Novos Recursos de IA Generativa para Google Ads, Product Studio e Mais

Na edição de 2023 do Google Marketing Live, foram apresentadas novidades em recursos de Inteligência Artificial generativa para o Google Ads, Performance Max e Product Studio, com o intuito de facilitar a criação de campanhas publicitárias e otimizar a relevância dos anúncios.

Durante o evento Google Marketing Live, o Google divulgou uma série de avanços relacionados à Inteligência Artificial generativa, aplicados ao Google Ads, Performance Max, Product Studio e Search Generative Experience (SGE), que fazem parte do Search Labs. O objetivo do Google é proporcionar aos anunciantes e vendedores uma maneira mais prática de criar imagens de produtos personalizadas, gerir recursos de criação, aprimorar a relevância dos anúncios e ampliar o alcance das campanhas.
No Google Marketing Live, foram apresentados diversos novos recursos e melhorias de tecnologia, sendo ilustrados com estudos de caso de empresas como Samsung, Vans e Wheel the World.

Google Ads: Interação Conversacional e Criativos Gerados Automaticamente

Em resposta às inquietações dos anunciantes sobre a complexidade de dar início a novas campanhas, o Google apresentou uma nova interface conversacional intuitiva integrada ao Google Ads.

A IA do Google Ads vai examinar páginas de destino e anúncios, sintetizando o conteúdo para criar palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos criativos relevantes para campanhas do Google Ads.

As sugestões geradas pela IA são mostradas para análise e podem ser facilmente alteradas antes da implementação da campanha.

Os recursos gerados automaticamente (ACA) vão usar a Inteligência Artificial generativa para aprimorar a relevância dos anúncios, examinando suas landing pages e anúncios, e personalizando os anúncios de pesquisa de acordo com o contexto das buscas do usuário.

Por exemplo, o ACA pode ajustar o título e a descrição do anúncio para um usuário que pesquise “tratamento para pele seca e sensível”.

Com uma abordagem mais voltada ao diálogo na criação de campanhas, o Google irá apresentar um assistente digital aos anunciantes, oferecendo sugestões e orientações provenientes da Inteligência Artificial do Google.

Além disso, essa novidade poderia proporcionar aos anunciantes novas oportunidades para otimizar o desempenho das campanhas, por meio de um diálogo inteligente e interativo, que está familiarizado com o conteúdo e o histórico de anúncios do anunciante.

Inteligência Artificial Generativa & Performance Max

O Google deu destaque ao Performance Max como um modelo de como campanhas alimentadas por Inteligência Artificial podem impulsionar o crescimento das empresas.

Os anunciantes que usam o Performance Max reportaram um aumento significativo nas conversões – com uma média de mais de 18%, um aumento em relação aos 13% do ano passado, tudo isso mantendo um custo por ação semelhante.

A partir de agora, o Google está integrando a Inteligência Artificial generativa ao Performance Max, simplificando a criação e a ampliação de recursos personalizados.

Depois que você fornecer o seu site, a Inteligência Artificial do Google começa a se familiarizar com a sua marca, preenchendo a sua campanha com textos e outros recursos relevantes.

A Inteligência Artificial do Google também sugere imagens exclusivas, criadas especialmente para você, permitindo que a sua marca encante clientes em uma gama mais ampla de opções de imagem e formatos.

Essa funcionalidade também é ampliada para a nova interface de conversação incorporada ao Google Ads, assegurando uma experiência do usuário fluida e com maior engajamento.

Formatos de Anúncios na Experiência Generativa de Pesquisa (SGE)

No recente evento Google I/O, foram anunciadas futuras funcionalidades de Inteligência Artificial generativa para o Search, com o objetivo de tornar o serviço mais inteligente e amigável ao usuário.

Esses progressos podem determinar o futuro da publicidade, oferecendo mais oportunidades para desenvolver o seu negócio e promover a sua marca.

Durante as demonstrações no evento Google I/O, foi evidenciado como os anúncios poderiam ser dispostos acima e abaixo dessa nova interface.

Ao longo dos próximos meses, o Google planeja testar a integração direta de anúncios de Pesquisa e Shopping em modos de exibição instantâneos e conversacionais, ambos potencializados por Inteligência Artificial.

Os experimentos também focarão em novos formatos de anúncios nativos para a Experiência Generativa de Pesquisa (SGE), utilizando a Inteligência Artificial generativa para fornecer anúncios relevantes e de alta qualidade, personalizados para cada etapa da jornada de busca.

Por exemplo, se um usuário estiver pesquisando “atividades ao ar livre para fazer no Rio de Janeiro” e depois especificar a pesquisa para “atividades para crianças” e “surfe”, ele pode se deparar com um anúncio exclusivamente personalizado de uma marca de turismo que oferece aulas de surfe para crianças.

A Experiência Generativa de Pesquisa (SGE) pode ser acessada por meio do Search Labs, o núcleo do Google para funcionalidades experimentais de Pesquisa.

O Google reiterou seu compromisso com a transparência, assegurando que os anúncios se mantenham claramente identificáveis em relação aos resultados de pesquisas orgânicas, graças à marcação destacada de “Patrocinado”.

Características da IA Generativa no Product Studio

Segundo dados do Google, listagens de produtos que mostram mais de uma imagem observaram um aumento de 76% nas impressões e um crescimento de 32% nos cliques. 

Frequentemente, a criação de conteúdo exclusivo demanda muito tempo e recursos.

Para solucionar esta questão, o Google lançou o Product Studio com funcionalidades de Inteligência Artificial generativa.

Essa ferramenta inovadora, integrada ao Merchant Center Next, emprega a IA generativa para ajudar anunciantes na elaboração de imagens de produtos únicas.

A plataforma simplificada do Merchant Center Next auxilia empresas a administrarem a exibição dos seus produtos no Google.

No e-commerce, imagens chamativas funcionam como uma vitrine digital, podendo otimizar os resultados para anunciantes que apresentem uma seleção bem elaborada de imagens.

O Product Studio, concebido com os Princípios de IA do Google como fundamento, tem o objetivo de preencher esse vácuo. Ele traz os benefícios da IA generativa para negócios de todos os tamanhos, facilitando a criação de imagens de produtos únicas e personalizadas sem custos adicionais, e possibilitando às empresas maximizar o valor de suas imagens já existentes.

Utilizando um modelo de Inteligência Artificial de texto-para-imagem, o recurso Scene Generation facilita a criação de imagens de produtos no estilo de vida dos anunciantes a partir de fotos básicas de produtos. Ele interpreta breves descrições de cenas desejadas, eliminando a necessidade de sessões de fotos caras e demoradas.

A funcionalidade Remover Fundo possibilita que os anunciantes produzam imagens de produtos sem elementos distrativos.

A funcionalidade Aumentar Resolução proporciona aos anunciantes aprimorar a qualidade das imagens, de modo que não pareçam pixeladas ou desfocadas em dispositivos móveis com alta resolução.

O Product Studio estará disponível ainda este ano nos Estados Unidos através do Merchant Center Next e do aplicativo Google & YouTube Channel no Shopify, auxiliando os anunciantes a produzir imagens de forma prática nas plataformas onde atualmente gerenciam sua presença no Google.

Merchant Center Next

Ao longo dos últimos dois anos, o número de usuários do Merchant Center duplicou, um movimento que o Google espera manter ao tornar a plataforma ainda mais intuitiva para o usuário.

O Google abordou as melhorias no Merchant Center Next, a versão otimizada da plataforma criada para auxiliar pequenas empresas a firmarem sua presença online e estimularem seu crescimento.

Uma das melhorias mais importantes inclui um processo facilitado para a configuração de um feed de produtos.

Diferente do passado, quando os anunciantes precisavam inserir detalhes do produto manualmente, o Merchant Center Next pode alimentar o feed de produtos utilizando informações identificáveis do site do anunciante. Este pode editar ou desativar a função de preenchimento automático, acelerando, em última instância, a exibição de seus produtos no Google.

Esta atualização deve possibilitar aos anunciantes revisar seus produtos de maior venda, identificar a concorrência e compreender como os consumidores interagem com seus negócios locais no Search e no Maps, tudo em um único lugar.

Para os anunciantes que mantêm operações tanto em lojas físicas quanto online, o Merchant Center Next exibirá todos os produtos em uma visão integrada, simplificando a gestão de inventário de produtos em diferentes canais. Além disso, serão fornecidos insights adicionais sobre os benefícios potenciais de corrigir erros nos dados dos produtos, auxiliando os anunciantes a priorizar as atualizações.

O lançamento do Merchant Center Next já iniciou para os novos usuários. O Google pretende atualizar gradualmente as pequenas empresas nos meses seguintes e concluir a implementação global até 2024.

Os anunciantes receberão uma notificação quando a nova experiência estiver disponível para uso.

Coletiva de Imprensa com Sessão de Q&A

Na Coletiva de Imprensa do Google Marketing Live ontem, ouvimos as seguintes personalidades responderem a perguntas da imprensa.

Brian Burdick, Diretor Sênior de Automação de Publicidade no Google

Jeff Harrell, Diretor Sênior de Shopping no Google

Dan Taylor, Vice-Presidente de Publicidade Global no Google

Existe um Limite para as Respostas da IA?

Não há limites para a quantidade de respostas que você recebe enquanto utiliza a experiência de conversação. Porém, existirá um limite para a quantidade de ativos gerados pela IA que podem ser incluídos na rotação do seu anúncio.

Como muitos desses recursos estão em estágio experimental, esses limites ainda não foram estabelecidos.

Os Anúncios Serão Identificados Como Gerados pela IA?

As imagens dos anúncios podem conter metadados que indicam que foram geradas pela IA. Caso contrário, os anúncios serão identificados como Patrocinados para garantir que se destaquem dos resultados orgânicos.

E Sobre as Taxas de Clique para os Editores?

O Google quer assegurar aos editores que eles estarão em destaque na nova SGE que dependia do tráfego de busca orgânica para gerar receita com anúncios programáticos.

O que é o Parâmetro de Força do Anúncio?

Para auxiliar os anunciantes a criar anúncios melhores, o Google adicionou um parâmetro de força do anúncio que avalia a qualidade e a relevância da página de destino, das palavras-chave e do texto do anúncio do anunciante.

Os anunciantes podem visualizar a alteração na força do anúncio à medida que editam diferentes partes do anúncio, o que permite que eles vejam imediatamente os anúncios que devem levar aos melhores resultados.

Os Anúncios Gerados pela IA Serão Semelhantes?

Idealmente, já que a IA do Google Ads criará imagens, títulos e descrições baseados nas páginas de destino únicas de cada anunciante e no texto do anúncio, os anúncios gerados pela IA devem ter uma distinção da marca. (Isso presume que o conteúdo na sua página de destino e o texto do anúncio na sua conta são únicos para a sua marca.)

Assista ao Google Marketing Live 2023

Assista a reprise do Google Marketing Live 2023 online no site do evento.

Outras publicações